Sobre a Enter


Jota da Enter

Meu nome é João Carlos (Jota). Sou formado em desenho industrial/habilitação programação visual (design gráfico) pela UFRJ, em 1994.

Em 2010, eu trabalhava em agência de publicidade não tinha visão empreendedora definida, mas sabia que podia ter outra fonte de renda e pensava que seriam os trabalhos como freelancer. Naquele ano, comprei uma camiseta importada num site e minha esposa disse: “essa camiseta você mesmo podia fazer”. Era com o nome Helvetica.

Fiz um layout desse nome, que é uma fonte, e de mais outras duas: Avant Garde e Comic Sans. Uma colega, também diretora de arte, viu o layout na tela do computador e disse: “eu quero”. Naquele mês fiz a primeira produção. 

Percebi que poderia ser uma atividade dentro da minha área, que é o design gráfico, e que me daria prazer, renda extra e autonomia nos processos de criação e produção. O fato de ser empreendedor me motivava inclusive para ser mais dedicado na minha profissão e trabalho na agência também.

Fiz a minha primeira produção de camisetas impressas com as artes que havia criado e anunciei nas redes sociais que eu usava na época: Orkut e Twitter. Tive retorno de colegas do mercado de agências e profissionais da área de design e publicidade porque reconheceram a ideia do produto e se identificaram com ela. Fiz uma categoria no meu blog que chamei de "Loja Enter" e nela postei as camisetas. Depois de alguns meses passei a loja para uma plataforma de e-commerce e ainda trabalho assim, com vendas online.

Obrigado a todos que acreditam no trabalho da Enter. Espero que curtam a camiseta! 😎